Fundo

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Bolo de Aniversário - Brigadeiro

Esta receita de chocolate acompanha-me 95% das vezes que faço um bolo de chocolate... por nunca me deixar ficar mal e ser tão simples. Desta vez fiz algo diferente para o tornar muito mais húmido!!




Massa do bolo:
5 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
2 colheres de chá de fermento
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de água morna
200g de chocolate culinária
Comece por bater os ovos com o açúcar, depois junte a farinha, o fermento e o óleo até obter uma massa homogénea. Depois junte a água morna com o chocolate derretido nela e envolva bem. Leve ao forno pré-aquecido, nos 180ºC.
Nota: Convém fazer o bolo no dia anterior! Depois de pronto piquei-o com um palito e reguei-o com leite com chocolate em pó. Deixei no frio de um dia para o outro bem regadinho.

Recheio/cobertura de brigadeiro:
Levar num tacho 1 lata de leite condensado, 1 pacote de natas, ½ chávena de leite, 1 colher manteiga e chocolate em pó ao gosto. Levar ao lume e mexer sempre até ficar uma massa mais consistente (ainda demora alguns minutos a engrossar)!

Desenformei com cuidado o bolo, cortei-o ao meio na horizontal. Recheei com creme de brigadeiro e cobri-o com o mesmo creme ainda quente para barrar mais facilmente!

Depois é só decorar ao gosto… eu decorei com formiguitas de chocolate (como os brigadeiros tradicionais) com m&m's e corcante de amendoim! Há volta do bolo coloquei biscoitos/palitos de chocolate de leite! 









Beijinhos
Su

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Estás a vontade Mary :)

      Dps diz-me se gostaste!!!

      Bjinhos
      Su

      Eliminar
  2. Vou guardar a receita para a minha próxima aventura na cozinha!
    Beijinhos,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  3. Que bolinho tão bom!!!! Vou levar a receita comigo eheh
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leva Ana :)

      Depois diz-me se gostaste!!

      Bjinhos
      Su

      Eliminar
  4. ola.
    parece delicioso..
    que quantidade de leite e de chocolate em pó usou para regar o bolo? nunca fiz isso...fica bom assim?
    Di

    ResponderEliminar