Fundo

segunda-feira, março 14, 2011

Tarte de Limão Merengada

Neste fim de semana a sobremesa escolhida foi uma Tarte de Limão Merengada!

 

Era uma receita que estava na minha lista de "receitas a experimentar".
Realmente gostei muito de a preparar, retirei a receita deste blog (aproveitem para espreitar o blog pois tem receitas deliciosas), mas tive que fazer bastantes alterações na receita original. Pois na receita original depois de se misturarem os ingredientes para o creme vertiam-se para a forma e colocava-se o merengue por cima e ia ao forno... no entanto o creme era tão, mas tão liquido que se tornava impossivel fazer isso, então levei o creme ao lume para engrossar e só depois o verti para a tarteira.
Não sei se a diferença é por causa da utilização da bimby ou não... fiquei na dúvida!



Ingredientes:
1 base de tarte de massa quebrada
Para o creme:
3 gemas
200gr de leite (usei magro)
50 gr de farinha maizena
120 gr açúcar (usei mascavado)
Sumo de 1 limão
40 gr de manteiga (usei magra)
Para o merengue:
3 claras
50 gr de açúcar
umas gotas de limão
1 pitada de sal
 
- Coloque a massa no fundo da tarteira, pique com a ajuda de um garfo e coloque-a no forno pré-aquecido a 180º cerca de uns 10 minutos. Retire do forno e reserve.
- Junte todos os ingredientes para fazer o creme e leve-o ao lume a engrossar (se ficar com grumos use a batedeira para deixar o creme uniforme. O creme deverá ficar bem grossinho... 
Deite em seguida o creme sobre a massa e reserve.
- Bata as claras em castelo, com açúcar, gotas limão e 1 pitada de sal. Cubra com o merengue o creme da tarte. Polvilhe com o açúcar e leve ao forno a dourar!

E já está!! Bem simples, não é?
Depois que ela arrefeceu coloquei-a na frio até ao dia seguinte... fica deliciosa assim fresquinha.



Não fica uma tarte muito doce e fica com imenso sabor a limão! Gostamos muito!
Cerca de 165 calorias por fatia...

Experimentem!!!

Bjinhos
Su

19 comentários:

  1. Ficou linda, essa tarte!
    Super apetitosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai que bela tarte! Ficou com um aspecto bem guloso, e as fotos estão muito bonitas, parabéns!
    Levo a receita comigo, para experimentar :)

    Bjitos

    ResponderEliminar
  3. Que lindaaaaaa.....
    Ficou 5*****!
    Bjoka

    ResponderEliminar
  4. É UMA TARTE QUE GOSTO MUITO, AQUI EM CASA SÓ O MEU FILHO É QUE NÃO GOSTA POR CAUSA DO SABOR DO LIMÃO.
    A TUA FICOU PERFEITA.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Ainda estou de boca aberta!! e a babar... bjks

    ResponderEliminar
  6. A tua tarte ficou mesmo muito bonita. O contraste de cores e se sabores resultou na perfeição.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  7. A tarte ficou linda! É uma das receitas que quero experimentar fazer em breve.

    ResponderEliminar
  8. Ficou uma delícia!!!! Tão amarelinho o creme!!!

    ResponderEliminar
  9. que doce tentador!! acho que o merengue torna as tartes lindas!!! adorei. beijos

    ResponderEliminar
  10. adorei esta tarte! fica linda! tenho de experimentar!

    ResponderEliminar
  11. Meu Deus esta tarte é uma tentação dos deuses. Adoreo o tei blogue. Pena é ser ãltamente calórico. :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Olá :)
    Vim espreitar o teu blog.. Parabéns pelos dotes culinários! Tou aqui a salivar :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Olá :)

    Numa pesquisa pela internet afim de encontrar uma receita de tarte para aquecer os coraçõezinhos cá de casa neste dia gelado, encontrei o teu blog e deliciei-me!
    Obrigada pela partilha pois a tarte é deliciosa!
    Aqui fica a minha "prova do crime": http://decorerlavie.blogspot.ch/2013/03/hoje-e-dia-de-ronha-e-com-o-gelo-que.html

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!!!
      Mas não consegui ver o seu blog :(

      Eliminar
  14. OI ;-) Venho elogiar o seu blog...em especial este receita que fiz hoje...ficou uma delicia...e sem ser demasiado doce. Apenas tenho uma duvida, de que tamanho é a tarteira? pois a minha ficou baixinha...acho que o pirex é um bocado grande...Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Be

      Realmente ela não é muito grande
      Não te sei dizer ao certo, pois estou a mudar de casa e não a tenho ainda comigo, mas deve ter cerca de 23cm!

      beijinhos

      Eliminar