Fundo

quarta-feira, março 23, 2011

O nosso pequeno almoço

Embora seja meu hábito colocar aqui muitas receitinhas doces, eu procuro no dia a dia fazer refeições saudáveis e que nos ajudem a não aumentar o peso...  :)

Visto que não podemos frequentar ginásios ou dar umas corridas, por falta de tempo entre trabalho e faculdade, temos mesmo que optar por uma alimentação muito saudável e pouco calórica...

Os doces que eu tanto gosto são só para o fim de semana ou jantares entre amigos... o que faz com que normalmente coma só uma fatia do que faça. (se ficasse com os doces em casa era uma desgraça, lol)
E muitas vezes faço-os de propósito para levar para os meus irmãozinhos mais novos (10 e 13 anos).
Ficam todos contentes :)

O pequeno-almoço é considerado por muitos como a refeição mais importante do nosso dia!
Se o pequeno-almoço for omitido, entra-se num período de jejum de 14h ou mais, provocando uma diminuição do metabolismo! Para que possamos perder muitas calorias o nosso metabolismo deve trabalhar rapidamente... se o abrandarmos, abrandamos também nossa tentativa de perder peso!!
Se se saltar esta refeição, está a contribuir-se para a "poupança" energética. Ao conservar energia não se consegue perder peso. Além disso, quem não come ao acordar ficará com muito mais fome ao longo da manhã, sendo atraído por alimentos mais calóricos e comendo, naturalmente, mais.

Como tenho tendência ao colesterol alto e intestino preguiçoso, ao pequeno almoço procuro misturar cereais integrais e com fibra.

       

E o leite compro o da Mimosa que ajuda no combate ao colesterol mau.

Coloco também umas 2 colheres de sementes de linhaça, ou aveia, ou bagas goji! 



E voces como fazem?

Bjinhos
Su

19 comentários:

  1. Já mostrei no meu cantinho... iogurte activia com kiwi e cereais ricos em fibras. ás vezes com morangos ou ananas. bjks

    ResponderEliminar
  2. Olá kika!!
    O teu também é muito saudável..

    Quando estou em casa, com mais tempo, também faço assim... uso iogurte com cerais e fruta ou gelatina... sabe tao bem!!!

    Nunca experimentei esses iogurtes activia... ajudam o intestino não é? Resultam contigo?

    ResponderEliminar
  3. Faço muito parecido ao teu, como o fibre 1 com sementes de linhaça e o leite é mg especial cálcio, bem bom, por vezes faço como a Kika iogurte, fruta e as sementes :) Bjinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Su, era só para te fazer inveja hihi!
    TENHO UNS KELLOG´S SPECIAL K DE FRAMBOESA E BAUNILHA!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ola Flor

    Ai que maravilha... ainda não provei esses!!!
    Devem ser deliciosos...

    Acreditas que só há pouco tempo descobri o sabor das framboesas? Foi quando fiz os Trifles de Frutos Vermelhos (http://omundodaprincessu.blogspot.com/2011/03/trifles-de-frutos-vermelhos.html)

    Gostei tanto do sabor... não sabia o que andava a perder!
    lol

    ah... Em breve vou precisar de mais Bagas Goji!!!

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
  6. eu como os cereais special k sa kellog's e vou começar a colocar duas colheres de farelos que também são bons para os intestinos.
    já ouvi falar bem dessas sementes de linhaça, tenho que provar.

    ResponderEliminar
  7. Olá Cinderela

    Tb já ouvi dizer que o farelo faz muito bem aos intestinos... fazes muito bem :)

    Penso que a linhaça seja identica... ms talvez tenha outras propriedades.
    Eu coloquei este post sobre este assunto ( ).

    Em relação a linhaça, o sabor dela sozinha é "xunguita" mas se misturares com outros alimentos nem dás por ela :)

    A forma que gosto mais de a comer é misturada no iogurte.

    Experimenta!

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
  8. olá , olha eu diversifico um pouco para não me fartar.
    então tanto como leite magro com pão de sementes com manteiga de soja, ou fiambre de perú, ou leite magro com cereais integrais de fibra com 2 colheres de sopa de linhaça, ou iogurte com fruta e sementes de linhaça...:)
    ao fim de semana coloco um sumo de frutas naturais!!!
    beijnhos

    ResponderEliminar
  9. Su, os meus kellogs ainda não chegaram a Portugal.
    E já conheces as sementes Chia?
    Convido a todas a passarem no blog http://www.flordetavira.blogspot.com/, está lá um pequeno resumo das sementes que são um alimento "mágico"!
    (a propósito, em breve vão chegar sementes de sésamo brancas, pretas, e bagas de zimbro)lá
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Flor

    Ah nao sabia que nao existiam no mercado esses... :(

    Sim, ja conheço as Chia... da ultima vez que te fiz encomenda comprei-as :) :)
    São mt benéficas para nós!!! :)

    Vou pesquisar essas bagas de zimbro :)

    ResponderEliminar
  11. Su, ainda não abri a minha embalagem, estou a terminar uns com frutos do bosque e iogurte, suíços, muito bons.
    Se nessa altura tiver que te enviar algo, envio-te um pouquinho dos meus :-)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. olá Su...
    Antes de mais obrigado pelo teu comentário e deixa que te diga que adorei muitos pormenores do teu casamento, estava s linda!!!
    Já coloquei a foto do meu livro de honra no post, já poderás ver.
    Já agora tens dás-me o teu mail?
    è que gostava de saber a tua opinião sincera acerca do vestido que levarei...:))

    ResponderEliminar
  13. Olá Flor!!!

    Onde arranjas essas maravilhas?!?!
    Devem ser deliciosos!!!

    ResponderEliminar
  14. Catarina

    és uma querida... obrigada!

    vou já espreitar o teu blog para ver o livro de honra :)

    Bjinhos
    su

    ResponderEliminar
  15. Oi,

    O que são as bagas Goji?
    E como as comes? No iogurte?

    ResponderEliminar
  16. Olá Vera

    As bagas goji parecem uvas passas, mas nao sao tao doces!
    Existem nas lojas Celeiro mas comprei na Flor da Tavira muito mais baratas :)
    Fazem muito bem, vê aqui: http://omundodaprincessu.blogspot.com/2010/10/bagas-gogi.html

    Beijinhos
    Su

    ResponderEliminar
  17. Os que estou a comer agora são Suíços, comprei algures, não me recordo, os novos Special K com baunilha e framboesa, trago de Espanha

    ResponderEliminar
  18. Ora bem, ao pequeno-almoço costumo comer cereais com mel e amêndoas. A parte chata é que são muito caros, mas como estou de dieta, como poucos e dura mais! =D O leite é sem lactose, porque aqui a menina não é lá grande fã de leite... =P

    ResponderEliminar