Fundo

quarta-feira, novembro 17, 2010

Aveia: um dos melhores aliados numa dieta

Já ha tempos tinha lido sobre as propriedades de aveia... e desde essa altura que como todos os dias duas colherzinhas de aveia no iogurte a meio da manhã...
Hoje li um artigo sobre aveia que resolvi partilhar convosco... fiquei admirada por saber que a aveia também ajuda na recuperação pós-parto :)
Estamos sempre a aprender!!!

A aveia é um dos melhores aliados numa dieta adelgaçante já que, para além das vantagens da sua riqueza em fibra (que actua como limpeza intestinal, libertando o organismo das toxinas), é ainda de mencionar a sua riqueza numa substância de acção relaxante chamada avenina.
Uma dieta que contenha aveia revela-se diurética, saciante, anti-estresse e revitalizante mental.


Como os hidratos de carbono que contém são complexos, absorvem-se lentamente, proporcionando energia e sensação de saciedade. Assim, a aveia torna-se muito adequada para as dietas adelgaçantes.

A aveia pode ainda estabilizar os níveis de estrogénios e reduzir a retenção de líquidos.

A aveia contribui para o fortalecimento dos ossos, dentes e tecido conjuntivo, além de fornecer energia. Contém ainda níveis elevados de cálcio e fósforo. De fácil digestão, é indicada para pessoas em convalescença, nomeadamente depois do parto, já que se crê tonificar o útero. É conhecida a sua acção sobre o sistema nervoso, actuando como tranquilizante e relaxante.

As vantagens da aveia

Estimulante mental - O seu conteúdo em amido converte a aveia numa fonte de glucose essencial para alimentar os nossos neurónios. Como é rica em ácido linoléico (ácido gordo essencial) e em lecitina, ajuda a manter as membranas neuronais sãs e activas. Além disso, o fósforo e a vitamina B que contém activam as funções cerebrais.
Anti-colesterol - Graças à sua riqueza em ácidos gordos insaturados, fibra, lecitina e avenasterol, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue (colesterol "mau").
Favorece o trânsito intestinal - Como é um dos alimentos mais ricos em fibras (10% do seu peso é fibra), o consumo de aveia favorece o trânsito intestinal sem provocar irritação, já que o tipo de fibras que contém aumenta o volume das fezes mas suaviza as mucosas intestinais. Devido ao seu papel no transporte dos alimentos é dos carcinogénios ao longo do tracto intestinal, pode também ser útil na prevenção do cancro do intestino.
Anti-estresse - A aveia contém uma substância chamada avenina que possui uma acção relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou estresse.
A relação com a digestão - As fibras facilitam o processo de digestão, previnem ou combatem a prisão de ventre e exercem uma acção calmante sobre o aparelho digestivo, sobretudo em caso de gastrite ou de síndroma do cólon irritável.

Fibra solúvel
A sua fibra solúvel ajuda a reduzir o colesterol e a hipertensão arterial. Sendo ainda rica em ferro, essencial à formação de glóbulos vermelhos e à respectiva função de transporte do oxigénio para todo o corpo, contribui para a prevenção da anemia ferripriva, sobretudo nas mulheres com períodos menstruais abundantes ou prolongados. A aveia estimula também a tiróide, glândula que regula a transformação dos alimentos em energia.

Escolher, guardar e usar
Prefira as variedades integrais de aveia - farelo ou flocos. Guarde num frasco hermeticamente fechado em local escuro e fresco. Use o mais brevemente possível, não excedendo os três meses a contar da compra.
Pode ser comida crua ou cozinhada. Experimente juntar-lhe sumo e pedaços de fruta para uma nutritiva refeição de cereais. É também muito usada para engrossar uma grande variedade de pratos cozinhados.


As vezes também coloco um pouco na sopa para a engrossar :)

Usem-na na vossa cozinha... o vosso corpo vai agradecer!!!

Bjinhos
Su

9 comentários:

  1. E sabe bem? Por acaso uma amiga já me tinha dito que fazia muito bem, mas eu sou uma esquisita. Mas acho que vou ver se tento :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, eu costumo colocar no iogurte, a meio da manha aqui no meu trabalho...

    Tenho aqui uma caixinha com mistura de flocos de aveia, linhaça e sementes de girassol!
    E coloco umas 4 ou colheres de cafe dessa mistura no iogurte :)
    Fica tão bom...

    Até a hora do almoço não tenho mais fome!!!

    E já cheguei a fazer em casa papas de aveia, com aroma de limão e canela... fica tão bom :)
    E faz muito bem :) :)

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
  3. Mas ela sabe hem? Sabias que a aveia é das melhores coisas para baixar colesterol? Eu consegui milagres com ela! Uso-a também no pão, 1 copo de aveia e 2 de farinha, quem come pensa que é pão branco e fica excelente. Até no esparregado marcha hehe!
    Amiga tenho uma novidade para ti: vou finalmente ter no blog as famosas sementes Chia, e desta vez bato todos os recordes de preço! ;-)
    Beijinhos
    Dina

    ResponderEliminar
  4. Sonia e Nokas:

    Experimentem... tentem por exemplo no iogurte... ou misturando nos cereais de pequeno almoço!
    Mas prefiro no iogurte :)

    ResponderEliminar
  5. Flor da Tavira:

    Eu gosto muito de incluir estas "riquezas" que a natureza nos dá na minha alimentação...

    Já se come tanta coisa que nos faz mal... e assim com uns cereais, umas fibras, vitaminas... conseguimos dar um pouco de saude ao nosso corpo!

    E como eu tenho colesterol alto, ando atenta a tudo o que puder tomar para o baixar... pois não quero recorrer a medicamentos :(

    Sementes Chia?!?!? Nunca ouvi falar...
    Vou pesquisar!!!

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro aveia! Há uns tempos para cá tenho usado e abusado. Como nas papas de aveia, nos iogurtes, como tu, faço umas bolachinhas deliciosas com a aveia e às vezes coloco na massa do pão que faço em casa...

    Os benefícios são mesmo muitos e o sabor é muito agradável! Tal como tu, há uns tempos fiz um post sobre os seus bebefícios porque fiquei espantada com as imensas qualidades que tem.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu coloco de vez enquando na sopa. Sabe bem e faz maravilhas*

    ResponderEliminar