Fundo

terça-feira, outubro 19, 2010

Alfarroba

A alfarroba é como um substituto do cacau, só que,uma opção mais saudável para quem não consegue viver sem chocolate. Fruto da alfarrobeira, árvore nativa da Costa do Mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem cuja polpa, quando torrada e moída, torna-se um excelente substituto ao cacau.


Estudos recentes informam que o consumo de farinha de Alfarroba pode reduzir o excesso de colesterol ingerido diariamente. A fibra da Alfarroba possui um elevado poder hipocolestemiante e seu consumo regular favorece a redução do colesterol. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.

Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%. Outra vantagem em relação ao cacau é que o alfarroba não contém cafeína e teobromina, dois fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco, que são inclusive transmitidos aos bebês através do leite materno. E em certas pessoas, a teobromina desencadeia reações alérgicas visíveis. O cacau contém também feniletilamina, um composto que pode provocar enxaquecas e reações alérgicas.

Embora apresente um alto teor de açúcares, a alfarroba possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídios e alta quantidade de fibras. A alfarroba ainda possui vitamina B1 e alto teor de vitamina B2. O fato de não haver açúcar (sacarose) na formulação dos produtos da CarobHouse, torna o produto light, e permite boa aceitação pelos diabéticos. Por não conter glúten, a alfarroba pode ser consumida por celíacos, pessoas que tem restrições ao glúten. Reduz efetivamente, também, a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol. Seu poder hipocolesterol é o dobro de outras fibras.

Eu já comprei e já passei a usa-la nos doces para substituir o chocolate!!! E gostei muito do resultado!!!
 
Bjinhos
Su

5 comentários:

  1. Olá!..
    Obrigada pelo comentário..;)
    Bem eu coloquei ai umas cinco.. não muito grandes e grossas... espero ter ajudado;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela dica!!!

    Vou experimentar um dia desses a tua torta de cenoura: http://docinhosemiminhosdasweetsofia.blogspot.com/2010/10/torta-de-cenoura.html

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
  3. Eu por acaso também já experimentei a farinha de alfarroba e é excelente...

    Aconselho vivamente...

    jinhos

    ResponderEliminar
  4. olá princesa su, gosto muito do blog..é um cantinho super querido!!
    diz-me uma coisa onde compras a farinha de alfarroba???obrigada beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá

    Podes comprar no Continente, junto as sementes de linhaça e aveia...

    Bjinhos
    su

    ResponderEliminar