Fundo

terça-feira, maio 04, 2010

SMS a conduzir: 23 vezes mais riscos de acidente!

Ontem depois do jantar vi um pouco de TV. E ao passar pelo canal da Sic Mulher estava a dar um programa da Oprah sobre um assunto que me chamou a atenção... o envio de sms durante a condução!!!

Passaram por la algumas pessoas que tinham perdido familiares e até mesmo um rapaz que havia atropelado 2 homens estava lá... super arrependido pois por causa de uma sms sem importancia deixou duas familias sem pai!
Aquilo chocou-me imenso :(
Eu tenho o habito de levar sempre o telemovel junto a mim e já não é a primeira vez k recebo alguma sms e leio-a enquanto conduzo, respondo e as vezes ate falo ao telemovel... tenho sido muito irresponsavel :(
Nunca mais o vou fazer...
Estavam lá pessoas que estudavam os riscos e mostraram através de slides o que a nossa mente via enquanto só conduzimos e o que vemos enquanto falamos ao telemovel e mt pior é qd enviamos sms's... pois por segundos deixamos sequer de ver alguma coisa...

Segundo a Exame Informática Online, um estudo norte-americano conclui que os condutores que enviam SMS a conduzir têm uma probabilidade 23 vezes superior de ter um acidente do que os que não o fazem.

É muito pior que conduzir alcoolizado!!!  Vejam este video ilustrativo:
http://videos.publico.pt/Default.aspx?Id=eaf53981-ecb7-4c64-85c2-6a0202b1d40e
(Imagens podem ser consideradas chocantes)

E voces?
Costumam facilitar neste aspecto... como eu fazia?

5 comentários:

  1. Óptimo post linda que serve para nos alertar de algumas asneiras que fazemos durante a condução... Confesso que sou como tu, já atendi várias chamadas enquanto conduzia e inclusivé li e escrevi mensagens.... mas depois de ter lido o teu post acho que nao o vou voltar a fazer....

    ResponderEliminar
  2. Também já vi o programa da Oprah e sempre no final ela fala sobre não dirigir e falar ao telefone.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu sou aquela condutora que escreve mensagens enquanto conduz..falar ao telefone não é frequente raramente o faço..mas escrever sms é diariamente...
    Não imaginava..Acho que a partir de agora vou ter bem mais atenção a isso.
    Atender o telefone já eu me tinha apercebido que conduzirmos e se tentarmos lembrar-nos de qualquer promenor no caminho não conseguimos..com as mensagens, muitas das vezes nem olho para o telefone, porque sei as teclas de cor, mas isso não é argumento.
    Su, é um EXCELENTE post :)
    Bjs*

    ResponderEliminar
  4. Su, por acaso precisava falar contigo...
    Por uma informação sobre a pulseira que usaste no teu BIG DAY =)
    Beijoca*

    ResponderEliminar
  5. Além de perigoso...MUITO perigoso...a lei proibe...
    há dias uma senhora ao telemóvel ia batendo no meu carro quando eu circulava numa rotunda com a prioridade a meu favor...e ela derretida , sorrindo ao telemóvel, nem me viu...acho que gastei a busina do meu carro... se não páro...ela batia-me mesmo!!
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar